Currículo

GISELLE BORGES ALVES


Advogada inscrita na OAB/MG sob n° 128.689;
Mestranda em Direito na Universidade de Brasília (UnB);
Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC), em Unaí/MG;
Especialista em Direito Processual Civil com ênfase em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp de Campo Grande/MS em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes;
Advogada associada à Advocacia Ivete Maria de Oliveira Alves, na cidade de Unaí/MG, com atuação na área de direito privado (cível, comercial e trabalhista).
Professora universitária no curso de Direito do Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC/CNEC, em Unaí/MG, nas disciplinas de Responsabilidade Civil (ago/2012 - atual), Direito Processual Administrativo (ago/2013 - atual), Direito do Consumidor (set./2012 - atual), Direito e Cooperativismo (fev./2013 - dez./2013), Estágio Supervisionado Acadêmico-I no Núcleo de Prática Jurídica (ago/2012 - jul./2013), Estágio Supervisionado Acadêmico-II (ago/2013 - atual).
No Núcleo de Prática Jurídica desenvolve projetos acadêmicos com os alunos do 8º período de Direito do INESC junto à comunidade, tais quais:
- Projeto Adote um Preso: parceria da instituição de ensino com a Vara de Execuções Criminais da Comarca de Unaí/MG e a Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior;
- Projeto Direito Amigo: parceria da instituição de ensino com a entidade "Mão Amiga" de Unaí/MG, visando facilitar os processos de adoção e colocação em famílias substitutas de crianças em situação de risco;
- Projeto NPJ Itinerante: atendimento jurídico realizado em bairros carentes do município de Unaí/MG e outros municípios da região do Noroeste de Minas.
- Projeto/Parceria com a Justiça Federal - Subseção judiciária de Unaí/MG: atuação em processos como curadores de ausentes e naqueles em que a parte não tenha condições de constituir advogado particular. 

Foi professora do Estágio Supervisionado I, atuando com prática jurídica simulada na área cível, com os alunos do 7º período de Direito do INESC, durante o 2º semestre de 2012 e 1º semestre de 2013.

Professora de cursinhos preparatórios para concursos públicos de nível médio nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Ex-orientadora voluntária do Núcleo de Prática Jurídica do Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC), de fevereiro de 2010 a junho de 2011, atuando com alunos do 7° ao 10° período do curso de Direito da instituição de ensino.
Aluna-pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Direito Público Prof. Juliana Guedes, do Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC).
Ex-associada ao LEO Clube Unaí "Marina Góes", entidade ligada à Associação Lions Clube Internacional (ONG com atuação em 250 países); associação que trabalha com jovens de 14 a 30 anos de idade com foco na formação de lideranças juvenis para atuação na comunidade. Foi associada ativa de dezembro de 2008 a agosto de 2011 e nele exerceu os cargos de Diretora de Frequência e Novos Associados no Ano LEOístico de 2009/2010 e Segunda Tesoureira no Ano LEOístico 2010/2011; foi membro da comissão responsável pela elaboração do atual Estatuto deste Clube Social, associação sem fins lucrativos pelas leis brasileiras. Atuou na organização de eventos e ministração de palestras sobre a importância da liderança eficaz e formação de novos talentos na comunidade.


PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA - JURÍDICA:

Pesquisas e palestras/apresentações finalizadas: 

1. Cláusulas gerais e os poderes do juiz sob a égide da celeridade e efetividade do processo civil moderno. (Trabalho monográfico de conclusão da especialização em Direito Processual Civil). Conclusão: Abril/2012.


2. Palestra. Princípio da Isonomia na responsabilização dos agentes políticos frente à Lei de Improbidade Administrativa: uma visão, vários enfoques e um entendimento, 2010.  (Palestra para apresentação pública de Trabalho/Monografia).
Professora orientadora: Luciana Barroso.

Áreas do conhecimento : Direito Constitucional,Direito Administrativo
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso; Cidade: Unaí/MG; Evento: VI Jornada Científica, Cultural e Social do INESC/CNEC; Inst.promotora/financiadora: Faculdade INESC/CNEC.

3. Palestra. Direitos Trabalhistas do Menor Aprendiz e a Importância da Documentação Civil Básica. 2009.  Local: Fundação Consciênciarte, Unaí/MG (Palestra em Seminário).


4. Palestra. Direitos do Consumidor. 2013. Apresentação na Semana de Educação Fiscal promovida pela Administração Fazendária do Estado de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação. Local: Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí (FACTU), Unaí/MG. (Palestra em Seminário).

 


Demais produções bibliográficas/artigos publicados: 

1. A responsabilização de agentes políticos por ato de improbidade administrativa. Artigo. Revista Científica do INESC. v.2. n.2. mai. 2012. ISSN 2236-4951.
Areas do conhecimento: Direito Administrativo. Direito Constitucional. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital Home page: http://www.revistainesc.com.br/revista/02-02-2


2. Os desafios para a prestação jurisdicional eficaz. Artigo., 2011. (Outra produção bibliográfica)
Areas do conhecimento: Direito Constitucional, Direito Processual, Direito Processual Civil.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital Home page: http://www.osconstitucionalistas.com.br/os-desafios-para-a-prestacao-jurisdicional-eficaz



3. O MODELO PARTIDÁRIO BRASILEIRO E A IMPORTÂNCIA DO PODER LEGISLATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO: a visão do doutrinador Manoel Gonçalves Ferreira Filho na obra “Sete vezes democracia”. Resenha., 2011. (Produção para Grupo de Pesquisa, Faculdade INESC/CNEC, Unaí/MG).
Áreas do conhecimento: Direito Constitucional, Direito Público, Direito Eleitoral, Ciência Política.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital Home page: http://newjuris.blogspot.com/search/label/Giselle%20Borges%20Alves
Link para acesso ao texto em PDF:  http://www.4shared.com/document/E2y1kh7N/Resenha_Sete_vezes_democracia_.html

4.Política é coisa de mulher?. Artigo. , 2011. (Outra produção bibliográfica)

Áreas do conhecimento : Direito Constitucional,Direito Público,Direito Eleitoral 
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digitalHome page: http://www.osconstitucionalistas.com.br/politica-e-coisa-de-mulher

4.Lei Ficha Limpa: avanço ou retrocesso? Qual o seu verdadeiro papel na construção do Estado Democrático de Direito?. Artigo. Brasília-DF:Site "Os constitucionalistas", 2010. (Outra produção bibliográfica)

Áreas do conhecimento : Direito,Direito Constitucional 
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digitalHome page: http://www.osconstitucionalistas.com.br/ficha-limpa-avanco-ou-retrocesso



PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA - DIVERSAS: 
Artigos em jornal de notícias: 
1. Fernando Lacerda Rocha, ALVES, Giselle Borges, FERREIRA, M. A., Inácio, L.S.M, SPIRANDELI, L. V.
Ética profissional sob a visão dos colaboradores de uma cooperativa agropecuária. Jornal Tribuna. Unaí, 2006.

Áreas do conhecimento : Ética
Setores de atividade : Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com  Essas Atividades, Atividades Associativas
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

Trabalhos/Produções publicados e apresentados em eventos:   
1. O exercício da liderança dentro e fora do LEO Clube: o que o serviço desinteressado tem a nos ensinar? In: XI Conferência Distrito LEO LB-2, 2010, Aparecida de Goiânia - GO. Crescer juntos para servir mais e melhor. , 2010. 
(Material didático ou instrucional)

Setores de atividade : Atividades de organizações associativas
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
Material de apoio a palestra da XI Conferência do Distrito LEO LB-2, realizado em Junho/2010 na cidade de Aparecida de Goiânia/GO - Brasil.

Palestras e apresentações - diversas:
1. Apresentação na XI Conferência Distrito LEO LB-2, 2010.  (Encontro)
O exercício da liderança dentro e fora do LEO Clube: o que o serviço desinteressado tem a nos ensinar?. 

Organização de eventos:
1. X Conferência do Distrito Múltiplo LEO LB Brasil, 2009.  (Congresso, Organização de evento)
Setores de atividade : Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais, Atividades Associativas, Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

2. XII Convenção do Distrito LEO LB-3 (MG/DF) Brasil, 2011.  (Congresso, Organização de evento)
Setores de atividade : Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais, Atividades Associativas, Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso


______________________________________________________________________________________